NITROFIREX ganha a 3ª Edição do FIREFIGHTING STARTUP EUROPE AWARDS no marco da COP26

11.11.2021. Na Segunda-feira ficámos a conhecer o vencedor da edição deste ano dos Firefighting StartUp Europe Awards, que é nada mais nada menos que o NITROFIREX. A sua proposta consiste no desenvolvimento de um drone, com a particular característica de combater os incêndios florestais à noite. Este projeto convenceu os membros do júri que, atribuindo-lhe a pontuação mais alta entre os candidatos, deram-lhe acesso a um bilhete de aceleração europeu avaliado em 10.000 euros em serviços de mentoria e apoio por parte de peritos em projetos europeus.

 

A cerimónia de entrega de prémios, nesta ocasião, teve lugar na cidade escocesa de Glasgow, onde está atualmente a decorrer a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26). Especificamente, e aproveitando este cenário único, o nome do vencedor foi anunciado durante um dos eventos paralelos oficiais dentro do pavilhão da União Europeia neste grande fórum mundial. O evento, intitulado Forest ecosystems trends and innovation: satellite observation, simulations, and firefighting, contou com a presença de Juan Manuel Revuelta, Diretor Geral da Fundação Finnova, que teve a oportunidade de falar sobre o projecto CILIFO e as melhores práticas do seu acelerador Firefighting Open Innovation Lab. Juntamente com ele, o Ministro da Transição Ecológica, Luta contra as Alterações Climáticas e Ordenamento do Território das Canárias, José Antonio Valbuena Alonso, que se encarregou de revelar o nome do vencedor e cedeu as palavras, virtualmente, a Luis Bordallo Álvarez, CEO da NITROFIREX, que comovido, agradeceu por este reconhecimento e salientou a importância de apostar em soluções inovadoras e tecnológicas.

 

A inovação na área da gestão florestal é um assunto suspenso, e não é por falta de ideias. O problema reside na escassez de recursos, uma vez que há uma multiplicidade de ideias e projetos que poderiam ser alternativas mais eficientes às soluções atualmente utilizadas. Contudo, muitas destas soluções não chegam a ser concretizadas em ferramentas e metodologias eficazes pela falta de recursos. Com a intenção de facilitar o acesso a estes fundos e promover o desenvolvimento de tecnologias que possam representar uma mudança de paradigma face a um problema tão grave como os incêndios florestais, foram criados os Firefighting StartUp Europe Awards, uma metodologia de inovação aberta que visa promover este impulso tecnológico e adaptar a gestão florestal aos tempos atuais.

 

O Júri desta edição foi composto por María José Valero (diretora da Talent Growth Management Business and People), Sofía Martins (Gestora de projetos da Irradiare), Rudy Aernoudt (economista e professor nas Universidades de Ghent e Nancy), Jordi Bentanachs (diretor da Associação Europeia da Indústria, Tecnologia e Inovação), Valentín Gómez (diretor adjunto da Inovação e Desenvolvimento na Tragsa) e José Luis Muñoz (especialista em Inovação e Transformação). Houve também um Comité Consultivo composto por 3 representantes de entidades beneficiárias do projeto CILIFO, com voz mas sem voto, composto por Juan Antonio Ruso, da Agência do Ambiente e da Água de Andaluzia, Pedro Chavez, da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, e José Manuel Requena, diretor de projetos europeus da Finnova, que avaliou as candidaturas e emitiu as suas avaliações, atribuindo a pontuação mais alta à proposta da Nitrofirex.

 

Nesta 3ª edição, 13 empresas de Espanha, Portugal, Grécia, Brasil e México participaram no concurso, todas elas enfrentando pelo menos um dos três desafios: prevenção, extinção e regeneração do habitat. Abaixo, uma breve apresentação dos candidatos (em ordem alfabética), liderados pelo vencedor:

 

NITROFIREX S.L. Drone, com a particular característica de combater os incêndios florestais à noite:

Projeto Nitrofirex

https://www.nitrofirex.com/

O «drone» inovador patenteado da Nitrofirex foi concebido para com a capacidade de combate a incêndios florestais noturnos. De uma forma rápida, segura, segura, baixo custo e mais flexível, estes drones pretendem melhorar a capacidade operacional do grande número de meios aéreos, aviões e helicópteros, utilizados neste trabalho aéreo em todo o mundo.

 

Aratos.Net Ltd. «HOOPER – Plataforma holística de proteção forestal»

www.aratos.gr

Uma solução holística e modular que fornece resultados com grande antecedência, facilitando a tomada de decisões ao longo de todo o ciclo de gestão de catástrofes em torno de incêndios: Prevenção – Prontidão – Resposta – Recuperação.

 

Cosmos Pics. Deteção remota para priorização automática de áreas defendíveis e monitorização para mitigação de incêndios florestais

https://cosmos.pics/

Análise de imagens de satélite livres e comerciais que mostram o que tem sido feito em termos de vegetação e redução de combustível de fogo em áreas espaciais defendíveis, sem a necessidade de ir ao local. Mede a saúde da vegetação, a altura da vegetação, a humidade do solo e do ar, e combina estas medidas na análise do espaço.

 

DISPOSITIVOS COMODIN S.L. Dispositivos ergonómicos para ferramentas florestais

www.mangoscomodin.com

Mangos Comodín é uma marca registada que delineia, fabrica e comercializa dispositivos ergonómicos universais, únicos no mercado, que cumprem os critérios e propostas de melhoria estabelecidos na extensa literatura científica (análises, estudos e relatórios técnicos realizados pelo Instituto de Biomecânica de Valência, IBV) sobre Prevenção de Riscos Profissionais aplicada à conceção ergonómica de equipamentos, utensílios e ferramentas de trabalho manual.

 

Fogos.pt        

https://fogos.pt/

O website Fogos.pt e a respetiva aplicação para iOS, Android e Huawei, mostra fogos ativos em Portugal em tempo real. Também envia uma notificação push quando um novo incêndio começa.

 

G2G.ALGAE SOLUTIONS S.L. Aplicação de culturas de microalgas para acelerar a recuperação de solos danificados pelo fogo

https://www.g2g-algae.com/

Utilização do cultivo de microalgas como instrumento para a recuperação dos recursos naturais. Entre as aplicações das microalgas, as algas G2G concentram-se na remediação de solos degradados, na produção de bioestimulantes agrícolas e no tratamento de fontes para empresas do sector pecuário e agro-alimentar, reduzindo significativamente a pegada de carbono em todos estes processos.

 

Lluvia Sólida. Combate a incêndios com Chuva Sólida

www.lluviasolida.com.mx

A chuva sólida é uma tecnologia que permite reter a humidade e manter a raiz de qualquer planta, árvore, vegetal, etc., hidratada durante semanas sem necessidade de irrigação ou chuva, de uma forma segura e amiga do ambiente. É um granulado, que em contacto com a água, expande até 400 vezes o seu peso em água, libertando gradualmente a humidade na raiz, isto retira a humidade da chuva sólida de acordo com as suas necessidades, após esse tempo volta ao seu estado original, reidratando-se com a próxima rega ou chuva, repetindo o processo por até 8 anos, dependendo do uso.

 

NASSAT – Network and Satellite Systems. FIPAS – Forest Fire Prediction Alarm System

www.nassat.com

O FIPAS (Forest Fire Prediction Alarm System) é um sistema que utiliza técnicas de Inteligência Artificial relacionadas com a Machine Learning e o Deep Learning para explorar eficientemente várias fontes de informação para identificar «pontos quentes» e as suas causas.

 

Nemétona. Soluções de construção inovadoras a partir de matérias-primas florestais

www.nemetona.es

Projeto empresarial industrial 4.0 especializado no fabrico e comercialização de soluções inovadoras de construção feitas a partir de matérias-primas florestais das montanhas de Cuenca, em particular, e de todo o Sistema Ibérico, em geral, tem com objetivo a proteção das nossas florestas através da promoção da Gestão Florestal Responsável, utilizando uma segunda transformação que proporciona valor acrescentado à madeira e a outras matérias-primas florestais.

 

Quiron Digital Flareless – Near-term wildfire forecast

https://quiron.digital/en/

Flareless relata o risco de um incêndio florestal com 90% de precisão, 10 dias de antecedência e uma resolução de 10 metros, proporcionando oportunidades de ações preventivas e específicas aplicáveis em qualquer canto do mundo. Utiliza dados de satélite para fornecer informações sobre vegetação, défice hídrico, declive do terreno, fatores antropogénicos e previsões meteorológicas.

 

TECHMAP. TECHMAP: Sistema avançado de resposta rápida robotizado para supressão automática de incêndios florestais à distancia

https://www.linkedin.com/in/dr-gustavo-castellanocabal-5870907b/

O projeto é constituído por uma tecnologia disruptiva, não convencional e militar aplicada a funções de proteção civil, especificamente concebida para intervir em todas as fases que representam os desafios estabelecidos para a Euroregião Alentejo Algarve Andaluzia na gestão integrada dos incêndios florestais: Prevenção, Extinção e Recuperação/Reabilitação de terrenos queimados.

 

THEKSFACTORY, S.L. BIOCOMPUESTOS – De resíduos florestais a bens de consumo

www.redverde.es

AKSFactory trabalha para unir métodos antigos de manipulação de matérias-primas naturais com a mais recente tecnologia de produção para o fabrico de bens de consumo. O serviço começa com a exploração florestal e mineral, a sua transformação e moagem apropriada que nos permite desenvolver compósitos úteis em várias fases de fabrico tais como moldes, escultura, moagem CNC e impressão 3D.

 

Umgrauemeio – Inteligência Aplicada para Redução de Incêndios Florestais e emissões de CO2

https://umgrauemeio.com/

A plataforma Pantera® traduz os fundamentos do combate aos incêndios florestais em soluções tecnológicas de prevenção e preparação, deteção precoce e resposta rápida.  Fazendo com que o corpo de bombeiros fique resistente e seguro, reduzindo as perdas e as emissões de CO2 dos incêndios evitados.

Entradas recomendadas